segunda-feira, 11 de março de 2013

Starcraft 2 - Uma paixão? Uma profissão? Ou uma Diversão?



Bom galera vamos la, vou tentar fazer uma "série" de post´s sobre Starcraft 2, falando sobre o game, falando sobre a cena... sobre jogadores, campeonatos e tudo mais. Mas eu gostaria de falar que não vou ser eu quem vai fazer o tutorial pelo seguinte fato, eu não jogo starcraft porque meu pc não roda e como o game é MUITO complexo não tem como eu explicar escrevendo, mas vou estar mostrando vídeos, canais no youtube e até eu mesmo nos comentários posso estar esclarecendo algumas dúvidas.
Tendo explicado isso vamos começar.



Primeiro vou responder a pergunta do título, Starcraft 2 para mim é uma paixão, para outros é uma profissão e uma diversão, mas ai você me pergunta, "Hamon, uma profissão? Como alguém pode viver de games?" É bem simples, o game tem uma cena competitiva muito forte, uma das mais fortes, (acho que so perde para LoL e Dota 2) consequentemente gera muito dinheiro, com patrocinadores, campeonatos, até mesmo brindes ou objetos personalizados. Como em qualquer jogo competitivio há equipes participando, e no Starcraft não é diferente e com isso gerando fãs em todo o mundo, gerando mais dinheiro. Então para um jogador profissional de Starcraft 2 para ele deixa de ser uma "diversão", porque eles treinam exaustivamente, e passa a ser uma Profissão.
Explicado isso vamos proseguir.




Vou explicar mais ou menos, para quem não tem noção nenhuma do game, como a dinâmica acontece.
O game é do género, Estratégia em Tempo Real de ficção científica militar feito pela Blizzard e como tem um "2" no final é uma sequência do primeiro que foi feito em 1998.
A mecânica do game é a seguinte, são três raças, Terranos (Terrans), Protoss e Zergs. O jogo normalmente, em campeonatos, é jogado x1, então cada jogador escolhe a sua raça e começa a jogar com ela. O jogo é ate bem simples, construir uma economia forte, um exército grande e atacar o seu inimigo, bem simples né? Mas e a estratégia? Ai é que o game se torna complicado, porque cada "time" é uma "build" diferente, vou explicar, vamo supor, o jogador "x" começa a tirar exército cedo e o jogador "y" ele quer evoluir a economia, o jogador "x" tirou unidades de ataque em um determinado "time" se o jogador "y" não ficar esperto ele perde com 5 minutos de jogo... então o "time" é simplesmente o tempo de cada construção feita no terreno e o tempo que leva para construir, então se o jogador "x", que tem unidades de ataque, atacar, ele vai pegar o jogador "y" desprevenido, MAS, se o jogador "y" conseguir defender, ele terá uma economia maior e consequentemente uma oportunidade de fazer mais unidades e evoluir tecnologicamente seu exército.
É até bem complicado, no começo, de entender essa dinâmica, até mesmo lendo e não vendo.




Aqui vai um vídeo do Monark, tendando explicar mais ou menos como funciona, Veja.
Aqui vai a pesquisa relacionada a Starcraft 2 do canal do Monark, que me ajudou bastante no começo.
E também a pesquisa relacionada do canal do Leon, CoisadeNerd, que também ajudou muito, Aqui.

E por último, "menos importante", o canal de um dos maiores comentaristas do mundo e o maior da America Latina, PedrocaTV.
Mas ai você, que entende do assunto, conheçe o canal do pedroca e fala "um dos maiores do mundo? a para"... e eu falo, "é claro, o cara organiza campeonatos, esquenta a cena do starcraft 2 no Brasil, para mim é um dos maiores do mundo"

0 comentários: